Para essa semana, abordaremos um tema que muitas vezes é confundido pelos donos de marcas e grandes empresas que desejam investir no marketing de influência.

 

É inegável o poder dessa ferramenta para o trabalho de branding e vendas de serviços e produtos. Porém, uma coisa que deve ficar bem clara é que os influenciadores digitais são produtores de conteúdo e não vendedores.

 

Muitas marcas ainda não compreenderam 100% a função do influenciador digital e esperam resultados imediatos após entregarem seus produtos ou fornecerem seus serviços como se eles fossem vendedores online.

 

influenciador digital

 

Vamos entender um pouco mais sobre o assunto e sobre qual a melhor forma de inserir um influenciador na sua marca?

 

O que é um influenciador digital?

 

Muito mais que um dono(a) de um perfil de mídias sociais, trata-se de um figura pública que têm a confiança e a simpatia para conquistar um determinado público pelos seus interesses, lifestyle, hobbies, trabalhos, etc. Diariamente os influenciadores digitais publicam conteúdos que influenciam diretamente ou indiretamente o comportamento de seus seguidores.

Em outras palavras, o influenciador digital é um verdadeiro formador de opinião online. Além de possuir um canal direto com seu público através das mídias sociais, é possível acessar o conteúdo a qualquer momento e em qualquer lugar.

Uma característica forte do influenciador é a comunicação. Sim! Eles podem e devem estar sempre interagindo com os seguidores (ex: comentários, directs, lives e enquetes). Tudo isso é fundamental para o estreitamento dos laços entre eles, gerando mais confiança e uma extensa rede de apoio a esse influenciador.

Faz sentido o nome “influenciador”, não é mesmo? Afinal, é através da experiência e opinião deles, que muitos usuários conhecem e consomem muitas marcas e serviços.

Afinal, os influenciadores de marketing são vendedores?  

 

Não, os influenciadores não podem ser vistos como vendedores, mas sim fortalecedores da sua marca 😉 Através deles você certamente conseguirá ampliar e fortalecer sua voz dentro ou fora da internet.

Os benefícios e vantagens dos seus produtos ou serviços chegarão aos ouvidos de muitos usuários e a venda vem em seguida.

Ou seja, a marca acaba ficando cada vez mais conhecida no mercado.

 

Excelente estratégia!

 

Em resumo, o marketing de influência é uma excelente estratégia para enaltecer e alavancar as vendas de um produto ou serviço. Portanto, os influencers podem ser vistos como verdadeiros promotores da marca.

Junto ao trabalho de branding, transformam o reconhecimento da sua marca e um alcance online e off-line significativo quando o trabalho é bem feito.

Entretanto, algo muito importante de ser ressaltado é que as vendas não devem ser diretamente responsabilidade deles!

Claro que, por consequência, as vendas podem e devem aumentar, mas isso não é uma regra.

 

Quais são os benefícios em agregar um influenciador de marketing na estratégia de sua marca?

 

Vamos começar com uma informação bem relevante? Saiba que a sua audiência se espelha – e muito – na figura pública! Isso mesmo, supomos que seu produto seja da área de cosméticos e beleza e você fecha uma parceria com uma influencer que utilizará o seu produto mostrando todos os seus benefícios e vantagens competitivas com relação aos outros do mercado. Além de aumentar o alcance e propagação da marca, você terá uma divulgação efetiva de um profissional em suas redes sociais.  Ou seja, um especialista falando no assunto.

Dica: é de suma importância escolher o profissional certo para fazer parte desse trabalho de marketing!

Ao escolher o profissional da área certa (ex: ligado à área de moda), o alcance e segmentação ficam ainda mais certeiros. Uma estratégia de marketing com o influencer ideal pode atingir de forma orgânica (sem ser paga) milhares de usuários que se identificam verdadeiramente com a marca. Consequentemente, podem se tornar seus mais novos clientes!

E a repercussão? Já ouviram falar em efeito dominó? O alcance gerado pela influencer contratada gera a famosa viralização. Em outras palavras, o conteúdo vai aos poucos se espalhando para outros públicos potenciais e possíveis novos seguidores e admiradores da sua marca ou serviço 😉

 

Como trabalhar com o influenciador de marketing?

 

Os influencers contratados podem agregar às suas forças e estratégias de marketing de diversas formas: ações presenciais, postagens nos stories ou feed/timeline, participações em ações físicas e online (ex: redes sociais) da marca ou serviço.

Sabendo trabalhar com o profissional certo o desdobramento e resultados podem ser enormes!

Veja mais dicas sobre o assunto clicando aqui. 

 

Pesquisa de campo

 

De acordo com Priscila, nossa CEO, a pesquisa de campo é de extrema importância para o resultado mais eficaz. Primeiramente, ela destaca a importância de conhecer a área de atuação do profissional. Identificar os nomes de evidencia e quanto cobram por publipost é essencial para não fugir da realidade.  “Verificamos seguidores, engajamento e valor de imagem da pessoa. Às vezes o influenciador nem tem um super engajamento, mas possui uma imagem muito forte. Tudo isso precisa ser analisado para entender a forma que um trabalho foi precificado”, afirma Priscila.

 

Seguidores x engajamento

 

Essa é definitivamente a conta mais complexa, porém, a mais necessária para formar uma base de preço. A empresária destaca: “hoje já existem marcas que olham mais para o engajamento, mas eu prefiro continuar medindo um pouco de cada coisa, pois no fim das contas é o que vale. Quem tem muitos seguidores comprados, deixa nítida a falta de engajamento e acaba deixando o cliente insatisfeito. Mas quem apresenta muito engajamento sem um número de seguidores coerente, acaba passando insegurança”.

E aí se encontra a importância em balancear a ascendência do influencer no ramo. “É necessário fazer uma balança para depois pensar em subir o preço”, conclui.

Veja mais clicando aqui. 

 

A expertise da Jaffe Produções

 

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Vale sempre ressaltar que a Jaffé foi fundada em 2015 com o objetivo de gerir e cuidar exclusivamente da imagem e carreira de Influenciadores Digitais.

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Nossa metodologia? Se baseia em ajudar as marcas a estreitarem seu relacionamento com os consumidores, através de campanhas humanizadas, transparentes e criativas com influencers.

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