Cada vez mais influenciadores ou “marketing influencers” são utilizados nas estratégias de marketing de empresas de todos os segmentos do mercado. E você sabe como funciona? Geralmente o influenciador faz merchandising dentro do seu próprio conteúdo, expondo aos seus seguidores a marca, produtos e serviços de uma empresa.

 

Para hoje, vamos falar sobre alguns mitos e verdades de marketing de influência e porque não devemos acreditar neles! Todo conteúdo foi formulado cuidadosamente para você seguir as dicas e não fazer feio na hora de bolar sua estratégia. 😉

 

Marketing de influência x garoto-propaganda

Será que é a mesma coisa? Não necessariamente. O influenciador até pode eventualmente virar um garoto propaganda, mas existem diferenças!

 

O que é um garoto propaganda? Trata-se de uma pessoa que empresta sua imagem para uma marca determinada usar em suas propagandas. Atores, cantores, atletas, entre outras figuras públicas, são muitas vezes utilizados para fazerem esse papel.

 

Veja o exemplo abaixo do ator Carlos Moreno, garoto propaganda da marca Bombril por anos!

 

marketing de influencia

 

E o que é um influenciador? Trata-se de um parceiro que estabelece uma relação com a marca, através de divulgações e acordos coerentes com o segmento da empresa contratante.

 

Veja o exemplo abaixo da Flavia Pavanelli, influenciadora assídua no mundo da moda, indicando uma cinta modeladora. Com naturalidade, Flavia divulga o produto como uma peça que faz parte de sua rotina.

 

marketing de influencia

Marketing de influência e garoto-propaganda

O garoto(a) propaganda será sempre guiado pela marca e atuará exatamente da forma combinada e estabelecida em contrato. Já o influenciador trabalhará de forma mais pessoal e casual. É claro que há sempre uma conversa para que essa divulgação seja feita da melhor forma, mas é fundamental que não pareça artificial ou “forçado”.

 

E, por fim, é importante sabermos que nem todo artista é um influenciador ou vice-versa. O influenciador normalmente será um pessoa que conquistou um público próprio pelos seus canais (redes sociais), e não necessariamente pelos grandes meios de comunicação.

 

Influência sobre o público

Em algum momento já parou para pensar de onde veio o bom velhinho que conhecemos? A figura do famoso Papai Noel é baseada no santo católico Nicolau, que vivia em uma localização fria na Europa. Há anos atrás, a Coca Cola aproveitou a história e vestiu o nosso bom velhinho com trajes vermelho e branco.

Inacreditável que a figura que conhecemos há tantos anos tenha sido “montada” pela marca, não é mesmo?

 

marketing de influencia

 

Falando em influência, lembra como o cigarro era sinônimo de saúde até meados dos anos 90? Depois da proibição desse tipo de propaganda, o consumo caiu significativamente por todo mundo….

 

Não tem escapatória, não é mesmo? Esses “pequenos” exemplos mostram o poder inegável de influência que uma marca pode atingir. E a gente sabe o poder de uma marca quando o conteúdo é espalhado de forma desenfreada, “invadindo” o cotidiano e hábitos das sociedades.

 

Ah! E a parceria com influenciadores ajuda muito nisso. 😉

 

Celebridade x influenciador

Conforme explicado no inicio do texto, o influenciador não é uma celebridade. A figura tem seu público cativo, adquirido através de seu canal de conteúdo (ex: Instagram).

 

Já a celebridade será sempre fruto de grandes meios de comunicação, como cinema, TV, rádio, jornal, etc.

 

Diversidade com os influenciadores

Sabe qual é o grande ponto positivo dos influenciadores? Eles não só divulgam o conteúdo de forma mais natural (menos “forçada), como também podem falar de diversas marcas de segmentos diferentes. Já a celebridade, possivelmente terá de manter um contrato (literalmente) com a marca que representa.

 

Existem, é claro, personalidades “híbridas”, como celebridades que também conseguem conquistar um público no digital e se tornarem influenciadoras também. E o outro lado também existe! Ou seja, influenciadores que se tornam vozes de marcas e, eventualmente, chegam a virar celebridades!

 

Conhecem o Padre Fábio de Melo, por exemplo? Trata-se de uma celebridade influenciadora! Pelo twitter dele, você encontra assuntos de inspiração, reflexão e até mesmo piadas sobre trabalho!

 

Microinfluencers

Outra informação curiosa é que os influencers também podem ser microinfluenciadores. Ou seja, não necessariamente é preciso ter milhões de seguidores para ser um influenciador! O verdadeiro resultado se dá a partir de um perfil com um público fiel e engajado, que acompanhe e que realmente escute o que é compartilhado por esse influenciador.

 

No final das contas, muitas vezes o público dos micros acabam sendo muito mais fiéis e dão resultados mais certeiros, acredita?

 

Conclusões finais

Cada vez mais vemos os influenciadores atingindo não só consumidor final, como também grandes empresas do mercado. Influenciadas, muitas se interessam em anunciar e participar de eventos de diferentes nichos.

 

Com esse texto, podemos concluir que todos nós somos influenciados por alguma marca com frequência, e, muitas vezes, através de um post mais “natural” de um influenciador.  Isso acaba gerando uma sensação de mais credibilidade, não é mesmo?

 

Além disso, podemos entender melhor o quão importante é o marketing de influência para suas estratégias de marketing digital. Porém, é importante ressaltar que tudo isso deve ser bem analisado e avaliado para que você e sua empresa não deem o famoso “tiro no pé”.

 

Quer uma dica muito importante?? Não se limite a “famosinhos das redes sociais”, busque alguém que seja relevante para as pessoas que você quer atingir. Assim, o conteúdo será divulgado de forma ainda mais natural! 🙂

 

 

E aí, já está pensando em como usar um influenciador a seu favor? Nós da Jaffe Produções estamos aqui para te ajudar com isso.

 

Com um casting formado pelos melhores do mercado, nós temos a expertise para ajudar você, sua marca e sua empresa a escolherem e atingirem a estratégia certa para atingir seus resultados da forma mais eficaz e inteligente.

 

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