De acordo com a matéria do PopLine, as estatísticas de download mais recentes do App Annie sublinham a popularidade duradoura da rede social TikTok!

 

App Annie, plataforma de dados e análise móvel, revelou as estatísticas de download de aplicativos no primeiro trimestre de 2021 que apontam, novamente, para a liderança do TikTok, como a plataforma de rede social mais baixada. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Sensor Tower, de 1º de janeiro a 17 de dezembro de 2020, o aplicativo atingiu quase 961 milhões de instalações em todo o mundo, veja aqui.

 

Apesar de vários desafios, incluindo uma pressão do governo dos EUA para banir totalmente o aplicativo, as estatísticas de download mais recentes do App Annie sublinham a popularidade duradoura do TikTok, que continua em sua trajetória para se tornar o próximo aplicativo social de 1 bilhão de usuários.

 

rede social
rede social
Foto: App Annie/Divulgação

A maioria das pessoas já baixou o Facebook e o Instagram, portanto, as estatísticas de download em si não indicam necessariamente o uso, aponta a análise do Social Media Today. Na verdade, olhando para as estatísticas de usuários ativos mensais à direita, o Facebook ainda é dominante – mas a ascensão contínua do TikTok destaca sua popularidade duradoura e a ressonância e influência que agora mantém com mais e mais usuários.

 

O gráfico ‘Breakout Apps’ de App Annie, mostra os aplicativos que tiveram o maior crescimento em downloads, trimestre a trimestre.

 

rede social
rede social
Foto: App Annie/Divulgação

O crescimento da MX Takatak também é significativo. O aplicativo de vídeo de formato curto indiano preencheu a lacuna deixada pela proibição do TikTok no país e teve uma aceitação significativa entre os usuários indianos. O aplicativo ainda não pegou fora do país.

 

Além das estatísticas de download e uso, App Annie também compartilhou novos insights sobre os gastos com aplicativos, o que destaca o enorme impacto que os bloqueios do COVID-19 tiveram no comércio eletrônico e na mudança das compras digitais.

 

“Os gastos globais com aplicativos aumentaram 40% em um ano, com US $ 32 bilhões gastos em compras no aplicativo em iOS e Google Play globalmente no primeiro trimestre de 2021. É o maior trimestre desde o início dos registros – e o número é 40% acima do mesmo trimestre para 2020.”, aponta a análise.

 

TikTok é o aplicativo mais baixado do 1º trimestre de 2021
Foto: App Annie/Divulgação

De acordo com o Social Media Today, espera-se que essa tendência continue, com os hábitos adotados durante os bloqueios globais provavelmente influenciando o comportamento do consumidor no futuro. Na verdade, muito mais pessoas já conheceram a conveniência das compras no aplicativo, o que mudará a forma como compram, mesmo quando as lojas físicas forem reabertas. É provável que isso se torne a história do varejo na próxima década, com a pandemia acelerando a mudança digital em anos, de acordo com as estimativas.

Vale a pena notar, também, onde o TikTok se posiciona no gasto total de aplicativos do consumidor no gráfico superior. Essas considerações são importantes para profissionais de marketing digital, pois apontam tendências emergentes no uso e consumo de aplicativos que podem ter um grande impacto no alcance. E embora muitos dos aplicativos em alta diminuam novamente e as plataformas do Facebook continuem dominantes, vale a pena considerar as mudanças de uso mais amplas e o quê elas podem significar para a sua abordagem estratégica.

 

Gostou da reportagem? Veja mais dicas e informações sobre sobre redes sociais aqui.